Os smartwatches são dispositivos inteligentes que têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos.
Índice
ToggleEsses aparelhos podem realizar uma série de funções além de simplesmente mostrar as horas. No entanto, como qualquer tecnologia, eles possuem vantagens e desvantagens.
Nesse Guia rápido você vai descobrir quais são as principais características que tornaram os smartwatches tão queridos, assim como as limitações que os usuários devem levar em consideração ao escolher um relógio inteligente. Vamos lá?
Por que comprar um smartwatch? A seguir vamos listar algumas características positivas que mostram que você deveria pensar seriamente em adquirir um:
Uma das maiores vantagens dos smartwatches é a facilidade de conectar a redes e dispositivos diversos.
Eles permitem conectar ao Celular (via Bluetooth) e verificar mensagens, atender chamadas, receber notificações e até mesmo controlar outros dispositivos inteligentes.
Muitos smartwatches possuem assistentes de voz, como Alexa, Siri, Google Assistant ou Bixby, que podem realizar tarefas como responder a mensagens, fazer chamadas e até mesmo fornecer informações, tudo feito através de comandos por voz.
Além disso, eles podem ter GPS integrado, permitindo conectar com as maiores redes de GPS globais, e também podem ter Wi-Fi integrado, que permite a você conectar diretamente na sua rede Wi-Fi (dispensando a necessidade de um Smartphone para usar vários recursos).
Uma das maiores vantagens dos smartwatches é a facilidade de acesso a informações e funcionalidades.
Eles permitem verificar mensagens, atender chamadas, verificar notificações e até mesmo controlar dispositivos inteligentes com apenas um olhar no pulso.
Isso é particularmente útil em situações em que retirar o smartphone do bolso não é prático, como para praticar esportes ou fazer trilhas na natureza.
Muitos smartwatches oferecem recursos de monitoramento de saúde, como frequência cardíaca, contagem de passos, monitoramento do sono, medição de níveis de oxigênio no sangue e do nível de estresse. Alguns podem ter ainda acompanhamento de saúde específico da mulher.
Esses recursos são valiosos para quem deseja acompanhar seu bem-estar e adotar um estilo de vida mais saudável.
Além disso, ele é capaz de gerar relatórios completos ou resumidos e caso encontre alguma anomalia nas suas medições, ele pode enviar alertas tanto para você mesmo, como para seus parentes, ajudando a monitorar à distância idosos, parentes ou pessoas com problemas de saúde.
O monitoramento de atividades físicas é uma das principais vantagens dos smartwatches, oferecendo inúmeras vantagens para quem busca um estilo de vida mais ativo e saudável.
Ele vem com modos de treino pré-programados que permitem fazer um acompanhamento dessas atividades físicas, gerando relatórios e até mesmo alertas em caso de encontrar anomalias durante o monitoramento.
Essas funcionalidades são amplamente valorizada pelos usuários e tem transformado esses dispositivos em aliados essenciais para o acompanhamento do bem-estar.
Assim como os relógios tradicionais, os smartwatches são parte integrante do seu visual, e por isso design e estilo contam muito.
A maioria dos smartwatches oferece opções de personalização, como mostradores de relógio e pulseiras que podem ser trocadas facilmente. Isso permite que você adapte o dispositivo ao seu gosto pessoal e estilo.
Com recursos como por exemplo o NFC, é possível criar pequenas automações, tais como pagamento por aproximação ou controle de acesso à sua residência ou trabalho.
Os smartwatches geralmente possuem lojas de aplicativos que permitem que os usuários instalem uma variedade de aplicativos, desde monitoramento de exercícios até jogos e utilitários. Isso amplia as funcionalidades do dispositivo.
Vejamos agora algumas limitações dos relógios inteligentes:
A maioria dos smartwatches precisa ser recarregada a cada poucos dias e essa é provavelmente sua maior limitação.
Apesar de isso representar uma autonomia de energia maior que outros dispositivos inteligentes (como fones bluetooth, smartphones ou notebooks), ainda assim é consideravelmente menor do que dos relógios tradicionais e isso pode gerar um pouco de estranheza para a maioria das pessoas.
Todavia, o seu sistema de recarregamento é bastante rápido, com a maioria dos smartwatches do mercado recarregando completamente entre 1 e 2 horas.
A maioria dos smartwatches depende de um smartphone, ao qual se conectam via Bluetooth, para acessar todos os recursos disponíveis.
E como o Bluetooth tem um alcance limitado (em média até 10 metros no máximo), então é preciso que ambos estejam próximos para estarem conectados.
Assim, eles continuam mostrando o horário e a data, e a funcionar alguns recursos como GPS integrado, Barômetro, entre outros, mas podem não receber ou enviar notificações e alertas, por exemplo.
Algumas informações como o próprio horário que são bem grandes e visíveis, mas outros aplicativos possuem ícones na tela tão pequenos que fica difícil de ver e teclar com o dedo.
Apesar de poder gerar um pouco de estranheza em alguns usuários, a verdade é que a grande maioria parece não se incomodar tanto e se adaptam a isso depois de um curto tempo.
Se fizermos uma média geral, comparando com os relógios tradicionais, então verificamos que a durabilidade dos smartwatches pode ser consideravelmente menor.
Isso se deve a ele ter diversos componentes extremamente frágeis, tais como chipsets Bluetooth e sensores, e por isso sua vida útil costuma ser menor.
Apesar disso, existem smartwaches feitos pelo padrão MIL-STD-810 e com tela de Gorilla Glasse que podem ser altamente resistentes e até mais que um relógio tradicional.
Os aplicativos para Celular ajudam a configurar os smartwatches e acessar recursos como relatórios, dessa forma, se o fabricante não fizer um bom aplicativo, pode ser um pouco frustrante.
Mas isso geralmente ocorre com aqueles dispositivos menos conhecidos no mercado, a grande maioria possuem aplicativos completos e eficientes.
Como praticamente todos os dispositivos digitais modernos, o seu ritmo de atualizações e melhorias é muito veloz.
Dessa forma, um smartwatch que você adquire hoje pode ficar defasado entre três e cinco anos.
João Marcos é um entusiasta de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no setor de eletrônicos. Seu interesse por smartwatches surgiu ao perceber o impacto desses dispositivos na conectividade e no cotidiano das pessoas. No SmartPulso, ele é responsável por analisar novos modelos e explorar suas principais funcionalidades, trazendo informações práticas e relevantes para os leitores.