Um smartwatch é um dispositivo inteligente que foi feito literalmente para funcionar como os relógios tradicionais, mas acrescentando funcionalidades semelhantes às de um smartphone.
Índice
ToggleMuita gente acha que o Smartwatch só funciona com Bluetooth e integrado com o Celular, mas não é bem assim.
O Smartwatch pode funcionar de 3 formas: sincronizado com o Celular, sozinho para marcar data e hora e sozinho com ferramentas integradas. Vejamos cada uma delas:
Essa é a forma de funcionamento que a maioria das pessoas conhece.
Só que o que as pessoas não entendem é que o Smartwatch funciona sozinho sim, e essa é uma forma de COMPLEMENTAR suas funções.
Porque isso acontece? Existem vários motivos:
Conquanto tenha bateria no dispositivo, ele irá marcar as horas e datas, não necessitando estar sincronizado com um celular para isso.
Pode ser que para fins de atualizar data e hora, seja sim necessário estar sincronizado com um celular ou conectado no wi-fi, mas uma vez atualizado, ela funcionará sozinho e de forma independente.
Inclusive se você só usar ele para esse fim, sua bateria poderá durar semanas ou mesmo meses em alguns casos.
Assim como a Data e Hora, as ferramentas integradas funcionarão de forma independente, conquanto haja bateria no aparelho.
Ferramentas como GPS integrado, Wi-Fi integrado, Barômetro, Bússola, Medidor de Altitude, Medidor de Mudança Brusca Climática, Termômetro, entre outros, funcionarão de forma independente.
Agora, as possíveis notificações não poderão ser enviadas, e também não será possível ver informações mais detalhadas pelo aplicativo no celular.
Mas essas informações serão armazenadas no relógio, e sincronizadas assim que a conexão Bluetooth for restabelecida.
Agora que já sabemos como um Celular funciona de modo geral, vamos explicar sua conexão com o Celular um pouco mais detalhadamente.
Essa conexão se dá via Bluetooth, ou seja, essa tecnologia está presente no Smartwatch e no Celular.
A forma de conectar pode variar um pouco de aparelho para aparelho, mas geralmente é super simples e feita com poucos cliques.
Para se manter conectado e conversando entre si, o Smartwatch precisa estar dentro do raio de alcance do Bluetooth do Celular, ou seja, entre 10 e 15 metros.
Depois de conectados, os dois dispositivos começam a conversar entre e si e alguns recursos já podem funcionar, como por exemplo, atualização automática de data e hora.
Mas geralmente para você ter acesso a dados mais completos e poder configurar recursos, você precisa instalar no seu celular o aplicativo dedicado do fabricante, geralmente disponível para sistemas Android e iPhones.
Para citar um exemplo, o aplicativo dedicado da Xiaomi se chama “Mi Fitness”.
Ao instalar o aplicativo, você pode visualizar de forma mais completa os dados de Monitoramento de Saúde e Atividades Físicas, configurar Notificações, configurar recursos adicionais.
Por exemplo, você pode configurar dentro do aplicativo para enviar uma Notificação para um celular de um parente (ou até para você mesmo), caso encontre um ritmo de frequência cardíaca anormal.
Quando o smartwatch encontrar esse problema, ele vai se comunicar com o Celular via Bluetooth, e depois então o Celular usará os seus recursos de Wi-Fi ou Dados Móveis para enviar essa Notificação através da internet.
Outro exemplo, se o seu smartwatch não tiver GPS integrado você pode configurar rotas de Ciclismo dentro do aplicativo, e então você vai ver a rota direto na tela do seu Relógio, porém, usando os recursos do GPS do celular.
Como dissemos anteriormente, para tudo isso acontecer, o Smartwatch e o Celular precisam estar perto um do outro (entre 10 e 15 metros).
Se o Smartwatch estiver fora desse alcance, ele vai continuar funcionando e fazendo Monitoramento contínuo, porém sem os “benefícios” da sincronização com o Celular, como envio de Notificações, usar o GPS do celular, ver as informações no aplicativo etc.
Todavia, no momento em que o Smartwatch entrar de novo no alcance do Celular, eles voltarão automaticamente a ficar conectados, e esses dados serão sincronizados (inclusive enviando Notificações “atrasadas”).
João Marcos é um entusiasta de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no setor de eletrônicos. Seu interesse por smartwatches surgiu ao perceber o impacto desses dispositivos na conectividade e no cotidiano das pessoas. No SmartPulso, ele é responsável por analisar novos modelos e explorar suas principais funcionalidades, trazendo informações práticas e relevantes para os leitores.