O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, e sua versatilidade se estende para vários dispositivos, incluindo smartwatches.
Índice
ToggleApesar de nem todo Smartwatch ter essa capacidade, a integração com o WhatsApp permite que os usuários acessem suas mensagens e interajam com contatos diretamente a partir de seus pulsos, oferecendo uma conveniência adicional.
Mas… Como funciona isso na prática? Aqui nesse Guia rápido você vai saber exatamente como. Vamos lá?
As funcionalidades variam de modelo para modelo, sendo que quanto mais completo é o smartwatch, mais possibilidades de interação.
Pra funcionar a interação, o relógio e o celular precisam estar pareados, e ambos estarem dentro do alcance do Bluetooth (aproximadamente 15 metros).
Dessa forma então, as mensagens recebidas no seu celular, irão aparecer na tela do relógio e vice-versa: as suas respostas enviadas através do relógio, irão aparecer no e ser enviadas no WhatsApp do celular.
Vejamos o que dá pra fazer no WhatsApp com os relógios inteligentes:
Ao conectar o WhatsApp ao smartwatch, os usuários recebem notificações de novas mensagens diretamente no relógio.
Isso permite que você veja quem enviou a mensagem e uma prévia do conteúdo, como um trecho do texto ou o nome do remetente.
Os smartwatches com suporte ao WhatsApp normalmente oferecem a funcionalidade de resposta rápida.
Isso significa que os usuários podem enviar respostas simples usando respostas predefinidas, emojis, ditado de voz ou teclado, diretamente do relógio, sem precisar pegar o smartphone.
Embora o espaço na tela do smartwatch seja limitado, os aplicativos geralmente permitem visualizar mensagens completas.
É possível percorrer o conteúdo da mensagem em uma interface otimizada para o tamanho reduzido do visor.
Alguns smartwatches também permitem receber notificações de chamadas de voz do WhatsApp.
Embora não seja possível realizar a chamada diretamente do relógio, você pode ver quem está ligando e decidir se deseja atender ou rejeitar a chamada.
Primeiramente, certifique-se que você comprou um Smartwatch com suporte para integração com Whatsapp, já que não são todos que fazem isso.
Feito isso, verifique o Manual de Instruções ou simplesmente dê uma olhada na lista de ícones do relógio.
Alguns relógios usam aplicativos específicos (dedicados) para sincronizar com o WhatsApp. Caso esse aplicativo não esteja instalado, baixe e instale no seu smartwatch.
Então, como dissemos, os dois dispositivos precisam estar pareados, ou seja, conectados via Bluetooth, e ambos dentro do raio de alcance do mesmo: 15 metros. Certifique-se disso também.
Feito isso, sincronize o WhatsApp dos dois dispositivos. Para isso, clique no ícone do aplicativo instalado e siga as instruções específicas do seu smartwatch para permitir o acesso às notificações.
Em caso de dúvidas, não tem jeito, a melhor forma (e mais rápida) é consultar no YouTube ou entrar em contato com o Fabricante por: telefone (se houver), chat ou email.
Cada fabricante tem uma forma de sincronização e além disso estão em constante atualização, então seria impossível abarcar todos os exemplos aqui, então siga essa diretriz e com certeza dará tudo certo no final e você conseguirá usar o whatsapp no relógio inteligente.
Apesar de nem todo Smartwatch ser capaz de integrar com o WhatsApp, essa é uma experiência que pode trazer bastante comodidade.
Mas é importante ter em mente que as funcionalidades são limitadas devido ao tamanho da tela e às capacidades do relógio. Dessa forma, a tendência é que quanto maior for a capacidade de interação, maior o preço do Smartwatch.
Todavia, leve em conta que muitas vezes a nossa necessidade maior é somente visualizar quem enviou mensagem e, se possível, ler um trecho da mesma para termos uma idéia do que se trata.
Assim, mesmo com Smartwatches mais básicos (e baratos) e com formas mais limitadas de integração (como só ver quem mandou mensagens), pode ser bastante cômodo e útil no dia a dia possuir essa funcionalidade, evitando por exemplo ter que tirar o celular do bolso e perder tempo com isso.
Você achou esse conteúdo útil? Então não deixe de conferir nossa seleção com os melhores smartwatches para responder Whatsapp aqui.
João Marcos é um entusiasta de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no setor de eletrônicos. Seu interesse por smartwatches surgiu ao perceber o impacto desses dispositivos na conectividade e no cotidiano das pessoas. No SmartPulso, ele é responsável por analisar novos modelos e explorar suas principais funcionalidades, trazendo informações práticas e relevantes para os leitores.