O que é Bluetooth? Entenda de Forma Simples

bluetooth símbolo

O que é o Bluetooth? Para que serve? Onde ele surgiu? Descubra aqui nesse guia rápido o que é essa tecnologia sem fio tão presente em nossas vidas. Vamos lá?

O que é o Bluetooth?

Bluetooth é uma tecnologia que permite que dispositivos se comuniquem à distância, sem utilizar cabos.

Ele utiliza ondas de rádio para transmitir dados de um dispositivo ao outro, e possui algumas características marcantes.

Assim, ele consegue intercomunicar até 8 dispositivos diferentes entre si, que formam uma verdadeira “mini-rede” Bluetooth entre eles.

Outra característica é que ele é um grande devorador de bateria, consumindo velozmente a energia dos dispositivos onde estão instalados.

Além disso, o Bluetooth precisa de menos potência que o Wi-Fi para funcionar, porém, em geral oferece taxas e velocidades de conexão menores.

Outro ponto interessante é que ele tende a ter menos interferência com outros dispositivos na mesma frequência, pois desde as suas primeiras especificações ele conta conta com um sistema que evita isso, por natureza.

Por fim, diferentemente do Wi-Fi, ele não consegue alcançar grandes distâncias. Aliás, o seu alcance chega a ser ridículo comparado com outras tecnologias, pois chega a um raio de no máximo 15 metros.

Como surgiu o Bluetooth?

Você deve estar se perguntando agora: “ora, mas por quê então simplesmente não aumentam esse alcance?”

A resposta é que de fato o Bluetooth foi planejado e desenvolvido para ser de alcance curto.

Diferentemente do Wi-Fi que foi concebido para ser a “parte sem-fio” da poderosa estrutura mundial da Internet, utilizando enormes torres de comunicação assim como satélites planetários, o Bluetooth surgiu de forma pragmática para “substituir os incômodos fios” de dispositivos simples tais como headphones e caixas de som.

Foi assim que ele surgiu quase despretensiosamente num laboratório da empresa sueca Ericson em 1989 com um projeto piloto cujo objetivo era conectar um headphone sem fio.

O projeto foi se desenvolvendo devagar e ganhando força até a Ericson ter em mãos um projeto viável comercialmente.

Mas naquela época ainda parecia realmente uma coisa quase de outro mundo uma empresa conseguir popularizar no mercado uma rede que conectasse vários dispositivos domésticos “pelo ar”, como era a finalidade do Bluetooth, e por isso ela começou a procurar parceiros para conseguir concretizar tudo isso de fato e lançar comercialmente.

Assim, conseguiu-se reunir além da Ericson, a Intel, IBM, Nokia e Toshiba, que formaram um consórcio chamado Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG), que lançou a tecnologia oficialmente em 1998.

Desde então várias outras empresas se uniram ao Bluetooth SIG para transformar o Bluetooth no que ele é hoje.

O Escudeiro do Wi-Fi

Os primeiros dispositivos lançados comercialmente foram o T36 e T39 da própria Ericson no ano de 2001. O primeiro notebook a contar com a tecnologia não tardou aparecer, sendo o ThinkPad A30 da IBM o primeirão e foi lançado no mesmo ano.

Mesmo assim, estamos falando de mais de 20 anos atrás, e a tecnologia apesar de promissora teve um crescimento lento no mercado.

Afinal a própria Internet não era muito difundidade e não existiam smartphones ainda no mercado.

Atualmente a quantidade de acessórios e dispositivos inteligentes que vão desde fones de ouvido, passando por câmeras wi-fi, até a chamada “internet das coisas” onde é possível programa e controlar itens domésticos como Alexa, portões, sistema de som, iluminação entre outros.

bluetooth dispositivos

Assm, grande “boom” do Bluetooth sem dúvida nenhuma se deu após o aparecimento dos smartphones em 2007 (com o primeiro iPhone).

No Brasil podemos dizer que os smartphones chegaram com grande força a partir de 2010, e desde então temos assistindo um crescimento dos dispositivos Bluetooth no mercado.

Com a chegada de fones de ouvido, caixas de som e smartwatches (relógios inteligentes) Bluetooth no mercado desde 2020 muita gente tem usado a função Bluetooth do notebok, do celular e até da smartTV com mais frequência.

Realmente todos esses dispositivos têm se mostrado bastante úteis no dia a dia, e temos assistido a um crescimento sólido da quantidade e variedade deles no mercado.

E é claro que o Bluetooth não poderia ficar de fora e tem evoluído com suas versões cada vez mais, oferecendo uma maior estabilidade de comunicação e taxas de velocidade de comunicação cada vez maiores.
Dessa forma, podemos dizer que temos 2 tecnologias sem fio que são largamente usadas, e um por assim dizer complementa a outra, cada qual com seu propósito bem definido, o Wi-Fi e o Bluetooth.

Enquanto o Wi-Fi nos comunica com o mundo todo através da Internet, o Bluetooth é como se fosse o seu “escudeiro” conecta ndo dispositivos inteligentes entre si para facilitar pequenas tarefas e funções práticas.

joão

João Marcos da Silva

João Marcos é um entusiasta de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no setor de eletrônicos. Seu interesse por smartwatches surgiu ao perceber o impacto desses dispositivos na conectividade e no cotidiano das pessoas. No SmartPulso, ele é responsável por analisar novos modelos e explorar suas principais funcionalidades, trazendo informações práticas e relevantes para os leitores.

Últimos Posts