O GPS em um smartwatch oferece várias funcionalidades não apenas úteis, mas que podem ser também fundamentais, dependendo da sua finalidade e objetivos.
Índice
ToggleDescubra aqui nesse Guia rápido alguns dos principais benefícios de possuir um GPS integrado ao smartwatch. Vamos lá?
A resposta é simples: o Smartwatch é feito para ser um relógio independente. Ele não funciona apenas pareado com o Celular, mas antes de tudo, é um relógio completo e totalmente funcional por si só.
Dessa forma, desde que tenha energia, ele vai sempre marcar as horas, por exemplo.
Independentemente do funcionamento do Celular, ele é feito para ser um verdadeiro relógio, e não somente um acessório adicional dependente do celular para tudo.
Assim, os benefícios de ter um GPS integrado no Celular são vários.
Pode ser que você queira correr por exemplo, e não queira levar o celular para não incomodar com o seu peso – pode acontecer!
Pode ser, por exemplo, que você queira importar suas rotas favoritas de corrida e usá-las diretamente no Smartwatch sem depender do Celular. E convenhamos, é muito mais fácil visualizar as rotas apenas levantando o pulso, do que observando na tela do celular.
Ou pode ser útil e até mesmo importante quando você estiver fazendo uma trilha ou aventura na natureza, se caso você perder ou estragar o celular.
Inclusive, muitos smartwatchs que têm GPS também possuem tela Gorilla Glass, resistência contra água e até mesmo muitos são feitos também pelo padrão MIL-STD-810, sendo relógios altamente resistentes contra condições extremas.
Dessa forma, ele tem muito mais chances de resistir a condições extremas do que os celulares (que são mais frágeis se comparados a esses dispositivos), e isso mostra que pode ser bastante útil e até mesmo estratégico ter GPS no smartwatch ao sair para uma aventura.
Assim com os smartphones, os smartwatches podem utilizar uma ou várias redes de geolocalização, incluindo aí:
Todavia, embora alguns aparelhos no mercado ternham contem com integração com todas essas redes, o mais comum é que o smartwatch tenha apenas de um a três redes disponíveis.
Vejamos a seguir alguns dos principais usos e benefícios do GPS em um Smartwatch:
O GPS em um smartwatch permite a navegação em tempo real, oferecendo direções e orientações enquanto caminha, corre, anda de bicicleta ou dirige. É particularmente útil para encontrar rotas e destinos, evitando se perder.
Durante atividades ao ar livre, como corridas, ciclismo ou trilhas, o GPS rastreia com precisão a distância percorrida, o ritmo, a altitude e a rota. Isso ajuda os usuários a monitorar e melhorar seu desempenho físico.
O GPS registra as rotas percorridas, permitindo que os usuários revisem e analisem suas atividades físicas. Além disso, é possível compartilhar essas rotas e históricos com outros usuários.
Em caso de emergências, o GPS pode ser usado para compartilhar a localização em tempo real com contatos de emergência, fornecendo informações cruciais para assistência rápida.
Além das notificações de localização, acionadas em caso de emergência ou perigo, o GPS também pode ser usado para monitoramento de parentes, idosos, crianças (apenas para citar alguns exemplos), informando em tempo real a localização exata diretamente no aplicativo de terceiros (pais, tutores, etc).
Como acabamos de ver, os usos do GPS no Smartwatch não são diferentes dos usos no Celular e se fosse levar apenas isso em conta, não haveria vantagem em ter GPS no relógio inteligente.
E inclusive, a grande maioria desses relógios, quando pareado ao smartphone, podem fazer uso do GPS do Celular, a partir do aplicativo fornecido pelo fabricante.
Outro ponto importante a se considerar é que o GPS integrado deixa o aparelho consideravelmente mais caro, além de ser bem mais “gastador” de energia quando ativo.
Dessa forma, tudo depende da sua finalidade com o relógio inteligente.
Se você pretende fazer um uso básico, principalmente urbano e atividades esportivas (bem) menos radicais, um Smartwatch que utilize o GPS do Celular quando pareado já é o suficiente e atende a maioria das demandas.
Agora, se você pretende usar o Smartwatch para situações em que pode ser importante ter um GPS independente (que dispensa o Celular), como por exemplo, trilhas, caminhadas, corridas e até mesmo ciclismo e esportes aquáticos, além de aventuras mais radicais e extremas na natureza.
João Marcos é um entusiasta de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no setor de eletrônicos. Seu interesse por smartwatches surgiu ao perceber o impacto desses dispositivos na conectividade e no cotidiano das pessoas. No SmartPulso, ele é responsável por analisar novos modelos e explorar suas principais funcionalidades, trazendo informações práticas e relevantes para os leitores.