Os smartwatches evoluíram significativamente nos últimos anos, se tornando dispositivos essenciais para aqueles que desejam acompanhar sua saúde de forma prática e eficiente. Neste artigo, vamos explorar os melhores smartwatches para monitorar a saúde, destacando seus benefícios, funcionalidades e como escolher o modelo mais adequado para suas necessidades.
Índice
ToggleO monitoramento de saúde é um dos recursos mais vantajosos dos relógios inteligentes, que com seus sensores ópticos conseguem medir dados de saúde com bastante precisão. Vejamos alguns modelos:
O Xiaomi Redmi Watch 2 Lite é um smartwatch com uma tela touchscreen do tipo TFT-LCD de 1.55 polegadas e com uma resolução de 320×360 pixels.
Possui Bluetooth 5.0 e resistência de 5ATM à água, este dispositivo enfrenta com confiança o suor, a chuva e até mesmo imersões de até 50 metros de profundidade, sendo bom para natação e outras atividades físicas.
Seu GPS integrado utiliza os satélites das redes GPS, GLONASS, Galileo e BDS, com cobertura em praticamente todo o planeta.
Ele tem controle por toque e é compatível com smartphones Android e iPhones, possuindo o aplicativo dedicado Mi Fitness. Este app permite integração com outros aplicativos como Strava e Apple Health.
Além de controlar remotamente a reprodução de música do seu celular, este relógio oferece funcionalidades como a capacidade de localização caso seja perdido (via aplicativo), alarme e exibição de chamadas recebidas no celular.
O Xiaomi Redmi Watch 2 Lite monitora a saturação de oxigênio no sangue, acompanha o padrão do sono e realiza a medição da frequência cardíaca 24 horas por dia, emitindo alertas diante de ritmos cardíacos anormais.
Também monitora o nível de estresse, sugerindo exercícios de respiração para relaxamento quando detecta um nível elevado. Além disso, oferece acompanhamento de ciclos específicos para a saúde feminina.
Com incríveis 100 modos de treino pré-programados, incluindo corrida, caminhada, natação, esteira elíptica, HIIT, trilha, entre outros, este dispositivo atende a uma variedade de rotinas de exercícios.
Em média, sua bateria tem uma duração de 8 dias no modo padrão básico. Quando o GPS está ativo, a bateria tem uma autonomia de aproximadamente 14 horas. O dispositivo vem acompanhado de uuma base de carregamento, e o tempo estimado de recarga é de 2 horas.
Além disso, possui várias opções de pulseiras em cores diferentes e uma ampla seleção de mostradores de relógio para adaptar sua aparência conforme preferência pessoal.
O Amazfit GTS 4 Mini tem Bluetooth 5.2, GPS integrado e opera com o sistema operacional Zepp OS, além de contar com recurso de controle por voz usando a assistente Alexa.
Com uma classificação de resistência à água de 5ATM, ele suporta imersão em água até 50 metros de profundidade, sendo adequado para natação e outros exercícios físicos.
Sua tela AMOLED touchscreen possui 1.65 polegadas e resolução de 336×384 pixels, com ajuste automático de brilho de acordo com as diferentes luminosidades do ambiente. Destaca-se o “modo teatro”, que reduz o brilho da tela em ambientes muito escuros.
Um dos aspectos notáveis deste smartwatch é seu peso surpreendentemente baixo, apenas 19 gramas, tornando-o notavelmente leve no pulso, além de ser notavelmente fino, com espessura de apenas 9,1 mm.
Oferecendo mais de 120 modos de treino, reconhecendo automaticamente 8 deles, como caminhada em ambientes fechados, ao ar livre, corrida, esteira, ciclismo, esteira elíptica e máquina de remo, o GTS 4 Mini disponibiliza relatórios detalhados e intuitivos das atividades físicas, incluindo o recurso PeakBeats.
O monitoramento de saúde é realizado pelo sensor BioTracker 3.0, acompanhando frequência cardíaca, níveis de estresse e oxigenação do sangue, além de monitorar o sono e enviar notificações automáticas ao detectar irregularidades nos dados de saúde.
Semelhante a outros smartwatches da Amazfit, o GTS 4 Mini oferece alta personalização, com variadas opções de pulseiras e uma ampla variedade de mostradores de relógio para se adaptar às preferências pessoais.
Por fim, a durabilidade da bateria é em média de 7 dias de uso contínuo. Vem com Base para efetuar seu recarregamento.
O Iwo 16 Ultra Series 8 é um smartwatch tela touchscreen HD Ultra Display de 2.02 polegadas e resolução de 385×450 pixels. Seu corpo é de titânio, sendo resistente ao desgaste e à corrosão.
Com Bluetooth 5.0 e classificação de proteção IP68, este dispositivo é à prova de poeira e suporta chuva, suor e imersão em água de até 1,5 metros por até 30 minutos.
O relógio oferece controle de brilho e ativação automática da tela ao elevar o pulso. Destaca-se por um recurso de tela dividida, que permite acesso rápido aos aplicativos e recursos mais utilizados com um simples deslize de dedo.
Faz monitoramento da saúde, rastreando a pressão arterial, frequência cardíaca 24 horas por dia, os níveis de oxigênio e glicose no sangue, fazendo monitoramento do sono e medindo a temperatura corporal. Além disso, envia lembretes de sedentarismo para evitar inatividade prolongada.
Faz monitoramento de atividades físicas, com diversos modos de exercício pré-configurados, como caminhada, corrida, basquete, pular corda e musculação, além de rastrear passos e calorias queimadas.
Tem aplicativo dedicado, e é compatível com Android e iPhones. Vale mencionar que este modelo possui NFC, mas não oferece suporte a pagamentos no Brasil.
O Iwo 16 Ultra Series 8 apresenta a função de localização do smartwatch através do aplicativo do celular caso seja perdido.
Possui capacidade para receber chamadas com um toque, notificações de redes sociais, além de contar com uma coroa giratória lateral para navegação intuitiva e opção de controle por voz via Siri ou Google Assistant.
Altamente personalizável, oferece uma gama variada de mostradores e opções de cores de pulseiras para atender ao gosto individual.
A bateria tem uma média de cerca de 3 dias, com carregamento através da base fornecida em um tempo de recarga completo de aproximadamente 2 horas.
O Xiaomi Watch S1 é um smartwatch com uma tela AMOLED HD de 1.43 polegadas e resolução de 466×466 pixels.
Conta com Bluetooth 5.2 e classificação de proteção de 5ATM contra água, sendo resistente a suor, chuva e imersão em até 50 metros de profundidade, muito bom para atividades ao ar livre, treinos e natação.
Seu design inclui proteção de tela Gorilla Glass, oferecendo extrema resistência contra arranhões e rachaduras, minimizando marcas de dedo em comparação às telas convencionais.
Integra GPS utilizando várias redes, como GPS, GLONASS, BDS, GALILEO e QZSS, tendo uma cobertura global e a capacidade de combinar duas redes simultaneamente para um posicionamento mais rápido e preciso.
Apesar de possuir NFC, é limitado a automações, não sendo possível utilizá-lo para pagamentos no Brasil, além de não incluir Wi-Fi integrado.
Oferece monitoramento de saúde com um biossensor PPG multicanal que rastreia a frequência cardíaca 24 horas por dia, inclusive durante atividades intensas como corrida e natação. Detecta anomalias e mantém um histórico detalhado das medições dos últimos 30 dias.
Realiza a medição da saturação de oxigênio no sangue, monitora o sono, estresse, oferece exercícios de respiração para alívio do estresse, mede passos, calorias, além de acompanhar a saúde feminina.
Apresenta mais de 117 modos de treino pré-programados, reconhecendo automaticamente atividades como esteira, corrida ao ar livre e caminhada. Fornece dados como frequência cardíaca, ritmo médio e calorias queimadas durante o treino.
O controle é por toque, com opção de acionamento por voz via Alexa. Compatível com celulares Android e iPhones, utiliza o aplicativo Mi Fitness, integrado ao Strava e Apple Health.
Inclui microfone e alto-falante integrados para atender chamadas sem a necessidade de tirar o smartphone do bolso, permitindo atender ou rejeitar chamadas com um toque.
Possui um botão de Emergência que discará rapidamente para o contato de emergência ao ser pressionado três vezes seguidas, um recurso raro em smartwatches e muito útil para idosos, por exemplo. Esse recurso requer pareamento com o celular para funcionar.
Personalizável com diversas opções de pulseiras e mais de 200 mostradores de relógio para adaptação ao estilo individual.
A bateria dura cerca de 9 dias com uso regular, chegando a 18 dias em modo de economia de energia, enquanto com o GPS constante, pode durar em torno de 24 horas. Acompanha base para carregamento, com tempo de recarga total de 2,5 horas.
O Galaxy Watch 4 tem conectividade Bluetooth 5.0, GPS, Wi-Fi e NFC. Seu processador Dual-Core atinge 1.18GHz, enquanto sua memória RAM atinge 1.5GB, com um armazenamento interno de 16GB, metade ocupada pelo sistema operacional.
Sua tela touchscreen Super AMOLED de 1.4 polegadas (34,6 mm de diâmetro) tem resolução de 450×450 pixels, funcionando com o sistema operacional Wear OS.
Tem monitoramento de atividades físicas e saúde, com várias modalidades de treinos e rastreamento de isights para atletas, intervalos e mais.
Além disso, possui o sensor BioActive capaz de medir percentual de gordura corporal, massa muscular, nível de água corporal e outros aspectos da composição corporal.
Este excelente smartwatch monitora sono, estresse, oxigênio no sangue, pressão arterial e realiza eletrocardiogramas.
Com um design simples, o Galaxy Watch 4 possui um bisel de metal Armor Aluminum, com opções variadas de mostradores e pulseiras para personalização.
Quanto à bateria, tem uma média de duração de 2 dias com uso intenso, mas pode durar vários dias com uso básico.
Possui NFC para pagamentos sem contato, necessitando que ambos o celular e o smartwatch sejam compatíveis com essa tecnologia.
O aplicativo Samsung Pay é utilizado para sincronização entre celular e smartwatch, disponível para download em celulares Android, aceitando bandeiras como Mastercard e Visa.
Ter um smartwatch para monitorar a saúde oferece diversas vantagens. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Ter um smartwatch que monitora a saúde pode ser particularmente útil para:
Os smartwatches utilizam uma combinação de sensores avançados e algoritmos de software para monitorar a saúde. Os principais sensores incluem:
Sim, é seguro utilizar um smartwatch, desde que sejam observadas algumas precauções. A maioria dos smartwatches utiliza sensores não invasivos, como fotopletismografia (PPG) para monitorar a frequência cardíaca e outros dados biométricos.
Esses sensores são seguros e têm sido amplamente utilizados na medicina e na pesquisa. No entanto, é importante lembrar que os smartwatches não substituem dispositivos médicos profissionais e devem ser usados como complemento às orientações médicas tradicionais.
Quando se trata de saúde o assunto é muito sério, por isso, tome cuidado quando adquirir smartwatches que alegam fazer medição de pressão arterial e de glicose no sangue, que são duas medições muito importantes e difíceis de serem realizadas com precisão. Aqui no Smart Pulso nós evitamos recomendar produtos que alegam fazer essas duas medições.
Por outro lado, smartwatches extremamente baratos e de marcas “genéricas” podem não ser confiáveis nem para medições mais fáceis de serem realizadas, como oxigenação no sangue, nível de estresse, batimentos cardíacos e ECG.
Se o seu objetivo é fazer esse tipo de medição, então evite marcas genéricas e busque alternativas mais conhecidas de marcas e fabricantes. Nós aqui no Smart Pulso já fazemos esse trabalho para você, analisando apenas marcas conhecidas e nunca recomendando produtos de marca genérica.
Um smartwatch é praticamente um mini computador no seu bolso. Para escolher um bom smartwatch é preciso avaliar fatores como:
Formato: A escolha entre telas redondas ou retangulares é uma questão de preferência pessoal. Telas redondas lembram relógios tradicionais, enquanto telas retangulares são mais similares a tablets e smartphones.
Tamanho da Tela: Telas maiores (1.75 polegadas) oferecem melhor visibilidade, mas são mais pesadas. Telas menores (1.25 polegadas) são mais discretas e leves.
Tipo de Tela: Existem vários tipos de telas, que podem ser OLED (Cores vibrantes e excelente contraste, com pretos “verdadeiros”; AMOLED (Versão avançada da OLED); LCD (Utiliza cristal líquido e luz de fundo para criar imagens); TFT-LCD (Versão melhorada da LCD); entre outros tipos.
Proteção contra Água: Importante para uso diário, com classificações comuns como IP67, IP68 e 5ATM, que variam na profundidade e duração de imersão permitidas.
Monitoramento de Saúde: Sensores monitoram frequência cardíaca, oxigenação do sangue, estresse e sono. Recursos adicionais incluem lembretes de sedentarismo e hidratação.
Monitoramento de Atividades Físicas: Monitoram atividades como corrida, ciclismo e natação, com cálculo de calorias, passos e uso de GPS para rastreamento de rotas.
Smartwatch ou Smartband: Smartbands são mais leves e voltadas para esportes, com menos recursos que smartwatches, que oferecem mais funcionalidades e robustez.
Aplicativo para Celular: Um bom aplicativo é valioso para configurar o smartwatch e acessar informações adicionais de monitoramento.
Recursos Adicionais, como WiFi, NFC e GPS podem ser não só úteis, como valiosos para monitoramento de atividades físicas e outras funcionalidades.
Duração da Bateria: baterias em média duram de 3 a 10 dias, dependendo do uso.
Os smartwatches usam acelerômetros e sensores de frequência cardíaca para analisar os padrões de movimento e variações na frequência cardíaca durante a noite, fornecendo uma visão detalhada das diferentes fases do sono.
O smartwatch detecta períodos de inatividade e mudanças no padrão de movimento e frequência cardíaca para determinar quando você adormeceu e acordou.
O smartwatch utiliza sensores de SpO2 que emitem luzes vermelhas e infravermelhas através da pele e medem a quantidade de luz absorvida para calcular os níveis de oxigênio no sangue.
João Marcos é um entusiasta de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no setor de eletrônicos. Seu interesse por smartwatches surgiu ao perceber o impacto desses dispositivos na conectividade e no cotidiano das pessoas. No SmartPulso, ele é responsável por analisar novos modelos e explorar suas principais funcionalidades, trazendo informações práticas e relevantes para os leitores.